sexta-feira, 3 de junho de 2011

O PROJETO

MEMÓRIAS URBANAS DE ROCHEDO/MS
PROFESSORES:
Roseli Gonçalves Barbosa dos Reis – Profª de Geografia
Rosiley Alves Pereira – Profª da Sala de Tecnologia (colaboradora)
 
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL:
Moradores do município de Rochedo
E.E. José Alves Ribeiro
Direção: Jurandir do Nascimento Rocha
Coordenação: Ana Maria de Andrade - 2011
Eucenir Silva Durães - 2012
Público Alvo:
 2º ano do Ensino Médio – Turma B - Noturno
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Português, Geografia, História
Ano Letivo:
2011-2012


APRESENTAÇÃO

Está proposto na Ementa Curricular do 2º Ano do Ensino Médio, na disciplina Geografia, o estudo da Urbanização Mundial, envolvendo desde o processo histórico de surgimento das cidades até a contemporaneidade.
Ao estudarmos o tema Surgimento das Cidades, veio dos alunos a indagação: e no nosso município como aconteceu o processo de urbanização? Quais as mudanças que ocorreram na paisagem natural para que se chegasse a atual realidade. Percebeu-se então, que o principal registro histórico-geográfico está na memória daqueles que vivenciaram esse processo, e como o livro didático sugere um trabalho denominado MEMÓRIAS URBANAS, surgiu o interesse da turma em estar desenvolvendo está proposta de trabalho, onde os alunos estarão buscando informações junto à comunidade externa e depois organizando estas informações em um veiculo virtual de informação (blog).

JUSTIFICATIVA


No primeiro bimestre na disciplina de Geografia estudamos o processo histórico de desenvolvimento das cidades, bem como ocorre o surgimento de uma cidade, e posteriormente, vimos como ocorreu o processo de urbanização, especialmente de alguns países subdesenvolvidos, veio então o questionamento: e o nosso município ? O que temos de registro do processo de urbanização ? Os alunos chegaram a conclusão de que as informações que tem são orais e que os trabalhos já realizados por eles não houve um registro mais sistemático e atualmente a principal fonte é um livro histórico publicado recentemente, porém, que não é de acesso a toda a população.
O livro didático de geografia adotado pela escola, traz uma sugestão de trabalho denominada MEMÓRIAS URBANAS, que seria, por meio de relatos de pessoas mais antigas da cidade, levantar informações do processo de urbanização. Foi percebido que entra bem na nossa realidade, as pessoas que mais tem conhecimento são aquelas que trazem em suas memórias essa vivência, e algumas delas não estão mais vivas, outras em idade já avançada, assim é necessário o quanto antes, que consigamos fazer um registro que ao mesmo tempo será histórico e geográfico, integração da sabedoria dos mais experientes (os nossos moradores antigos) com a curiosidade dos jovens do 2º ano B noturno que se prontificaram a colher essas informações e publicá-las.
Assim estaremos fazendo uma união entre a teoria já estudada com a prática de pesquisa a campo. Não fugiremos do nosso assunto de estudo que é Urbanização e População e contribuiremos significativamente para fazer com que permaneça viva a memória daqueles que muito contribuíram para o nosso municipio.

OBJETIVOS

GERAL: Conhecer o processo de urbanização do município de Rochedo/MS;

ESPECÍFICOS:


- Valorizar o conhecimento histórico de alguns moradores mais antigos;

- Tornar acessível a toda a população as informações coletadas;

- Aprimorar a produção textual;

-   Analisar criticamente teoria e prática;

- Entender o processo de mudança que acontece aos longo do tempo e que se caracteriza nos tempos atuais;

RECURSOS

- Livro didático de geografia;
 - Livro sobre a história do municipio;
- Câmera digital;
 - Computador, impressora, scanner;
 - Softwares : Word, Internet, e outros ;


METODOLOGIA
ETAPAS:


- Estudo teórico dos capítulos 27 e 14 do livro didático; (1º e 2º Bimestre)

 - Levantamento das pessoas do município que poderão colaborar com os relatos (2º bimestre)

- Elaboração das melhores estratégias para obter as informações : questionários, entrevistas, e outros ?

- Trabalho prático : coletar os relatos ;

-                    Organizar todo o material coletado :

-                    Digitar as informações obtidas por meio das entrevistas, questionários, e vídeos.

-                    Scanear as fotos coletadas com os moradores;

-                    Fazer a publicação (blog Memórias Urbanas de Rochedo)

-                    Apresentar para a escola o blog.




PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Março a Novembro/2011.

 

Obs. O projeto iniciará com os alunos do 2º B- Ensino Médio no ano letivo de 2011, porém, continuará em execução nos demais anos letivos, com a colaboração de outras turmas da escola.



AVALIAÇÃO


Será processual através da observação da participação dos alunos, no registro e organização do material coletado, na postura dos mesmos nas entrevistas realizadas e também nas avaliações bimestrais.

Para as demais turmas que usarão o blog como ferramenta de estudo, ficará a cargo do professor responsável pela aula.



REFERÊNCIAS



ARAUJO, Regina. MAGNOLI, Demétrio. Geografia. A construção do mundo. São Paulo: Moderna, 2005.
 
BARBOSA, J.C. Rochedo: capital do diamante. Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul: 2009.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário